Aulas de Guitarra de Coimbra | Guitarra Portuguesa

Queres acompanhar Fado de Coimbra? Tocar guitarradas do mestre Carlos Paredes

Achas que não tens jeito? A nossa especialidade são os principiantes! 

Vem aprender e leva contigo um pouco desta tradição que é o Fado e a Guitarra de Coimbra!

De que estás à espera? A primeira aula é grátis!

Fados, Canção de Coimbra e Guitarradas

A Guitarra Portuguesa é um instrumento de cordas de aço e é provavelmente o instrumento que mais espelha a alma lusitana.

As diferenças mais marcantes da Guitarra Portuguesa de Coimbra em relação à de Lisboa são a  sua forma, maior do que a de Lisboa, a sua afinação e também a sua voluta com um motivo de forma oval diferente da de Lisboa, a lágrima.

A sua história, as demais personalidades inesquecíveis que a trouxeram à ribalta, como Carlos Paredes, e a sua sonoridade única, fazem com que atualmente a Guitarra de Coimbra seja um instrumento admirado em Portugal e em todo o mundo.

Testemunhos

Anselmo Baptista

“Tive resultados muito melhores do que esperava num curto espaço de tempo. Em menos de 2 anos consegui formar o Grupo de Fado Maio!”

Luís Aguiar

“O método simples permite que os alunos, em pouco tempo, consigam acompanhar um Fado de Coimbra e interpretar algumas das obras emblemáticas do mestre Carlos Paredes. Estudar na Escola de Fado é garantidamente uma experiência singular e simultaneamente extraordinária. “

Mariana Gaspar

“É um ensino personalizado, pelo que se tem em conta as nossas preferências, sem deixar de lado conteúdos teóricos importantes. Aprender guitarra portuguesa é, no meu caso, uma excelente atividade para depois de um dia de aulas, pondo em prática o meu gosto pela música.”

António Araújo

“Tenho 57 anos nunca pensei que poderia tocar alguns fados para os amigos. A Guitarra Portuguesa é um instrumento lindo e apaixonante, mas requer muito conhecimento e dedicação. Sozinho não se vai lá! Desde que estou na Escola de Fado tenho-me sentido muito confiante. Cheguei a uma conclusão: a idade não conta!”

Rui Carvalho

“Encontrei no Fado de Coimbra e na Escola o meu refúgio do dia-a-dia. Com métodos originais, interessantes e aliciantes consigo todos os dias desenvolver e hoje sou capaz de partilhar com os outros tudo o que aprendi nas aulas.”

Emídio Maranha

“Mesmo partindo do zero, como foi o meu caso, a sapiência e paciência do mestre rapidamente nos levam a apaixonar por esta arte sublime que é tocar a Guitarra de Coimbra.”

Francisca Batista

“Gosto especialmente do facto da Escola de Fado privilegiar o ensino das músicas que são do meu agrado e tentar ir sempre ao encontro dos meus objetivos com a Guitarra Portuguesa. As aulas são dinâmicas, descontraídas e o tempo passa a voar!

Francisco Zagalo

“Nunca tinha tocado nenhum instrumento musical e sinto que a evolução foi e continua a ser bastante boa, devido ao ambiente de aprendizagem que se sente nas aulas, sempre com descontração e amizade, o que desperta em mim uma constante motivação de continuar a tocar.”

João Oliveira

“Tendo em conta que sou estudante de Coimbra, aprender Guitarra Portuguesa é um completar desta maravilhosa experiência! A Escola de Fado é o melhor sítio para aprender, tanto pelo conhecimento do professor aglomerado com grandes guitarristas, como pela sua experiência. 

António Oliveira

“Agora que estou reformado, pensei tornar realidade um sonho antigo: Aprender a tocar Guitarra e a Canção de Coimbra. Fiz a minha inscrição na Escola de Fado e não podia estar mais satisfeito, fico grato pelo empenho que a Escola de Fado em mim depositou.”

Eduardo Branco

“Desde que comecei as aulas de Guitarra Portuguesa, tive a oportunidade de evoluir cada vez mais, quer a nível prático quer a nível teórico. As aulas são bastante interessantes e produtivas, recomendo vivamente para quem quer aprender o instrumento no seu todo!”

Pedro Catarino

“A paixão pela Guitarra Portuguesa surgiu nos meus tempos enquanto estudante em Coimbra. Realizei a primeira aula a título experimental e percebi que as aulas eram leccionadas num ambiente tranquilo, sem pressão e que favorece a aprendizagem, levando-me a conseguir tocar os fados e guitarradas que marcaram alguns dos mais belos anos da minha vida.”

Mário Domingos

“Apesar da minha total inexperiência no mundo da música, alcancei um nível de destreza na Guitarra Portuguesa que nunca pensei alcançar em tão pouco tempo. O à vontade que é transmitido na sala de aula e a forma como as aulas são dadas fazem da Escola um sítio excepcional para se aprender Guitarra Portuguesa!”

Vanda Godinho

“Aprender esta guitarra é encarnar a alma do povo português. Exige preparação, dedicação e conseguir superar mares tumultuosos de desafinação. Mas sob o comando do professor descobrem-se as novas terras da harmonia da música que a guitarra faz tão portuguesa. As aulas são, assim, uma aventura que tanto tem de divertida como de compensadora!”

Simão Carvalho

“Os professores são verdadeiros apaixonados pela música Coimbrã. Para além da excelente técnica, transmitem aos alunos a paixão que é tão ou mais importante no tocar do Fado.”

Pedro Landeiroto

“Estou extremamente satisfeito com as aulas que tenho tido! Tenho conseguido aprender a verdadeira técnica de Coimbra que tanto almejava. Sinto que todo o esforço tem surtido efeitos e estou muito feliz por ter começado a frequentar as aulas.”

Manuel Barroso

“Inspirado pela música de Carlos Paredes e cativado pelo som da Guitarra Portuguesa, iniciei-me na aprendizagem do instrumento. A aprendizagem é um processo que beneficia muito de orientação técnica concedida por um professor, que pode fazer a diferença entre o sucesso e a frustração. A Escola de Fado tem daqueles professores que fazem a diferença!”

Henrique Bizarro

“A Escola de Fado ensinou-me, não só a tocar Guitarra Portuguesa de uma maneira mais eficiente, mas de um modo mais adaptado ao meu ritmo. O ensino pretende realçar não só a aprendizagem, mas também a apreciação da Guitarra Portuguesa enquanto instrumento e meio de expressão artística.”

Gonçalo Rocha

“Tenho aprendido bastante nestes meses e atualmente já toco Guitarra Portuguesa na Imperial TAFFUC, o grupo académico a que pertenço”

Mário Reis

“Gosto muito da maneira de ensinar, as aulas são agradáveis e tenho tido bons resultados. Sinto-me bastante mais confiante e realizado”

Professor - Diogo Mendes

diogo-mendes-professor12
diogo-mendes-professor12

Guitarrista, produtor e compositor, é um dos mais promissores guitarristas de Guitarra Portuguesa ao estilo de Coimbra.

Em 2014 criou o Grupo de Fado Amanhecer, que viu nasceu o primeiro álbum - Balada a Coimbra - dois anos mais tarde. Em 2019 começa a sua carreira a solo, lançando o primeiro disco em seu nome.

É no entanto através das aulas que lecciona na Escola de Fado de Coimbra que partilha a sua paixão pelo Fado e pela Guitarra de Coimbra.

Vídeos

 Aqui podes assistir a alguns vídeos para praticares Guitarra Portuguesa em Casa!

Contacto

Não sabes se tens jeito? Vem experimentar e rapidamente verás resultados!

Não tens instrumento? Nós emprestamos!

A primeira aula é gratuita!

Preenche o formulário ou contacta-nos para o 910 097 911.